A importância da vacina HPV para homens

A importância da vacina HPV para homens

         O artigo publicado na Revista de Saúde do Adolescente (2011) demonstra a preocupação das doenças relacionadas ao HPV também nos homens. Além das verrugas orogenitais associadas ao sexo desprotegido, o HPV está associado com aumento na incidência de câncer de cabeça e pescoço, canal anal e de pênis. Quanto maior a idade e maior o número de parceiros sexuais, maior o risco de infecção por este vírus.
        Desta forma as sociedades internacionais recomendam o início da vacinação contra o HPV antes do início das atividades sexuais (maior eficácia da vacina). A vacina quadrivalente protege contra os tipos 6, 8 (associados com mais de 90% dos casos de verrugas orogenitais) e os tipos 16 e 18 (tipos virais mais comumente associados com câncer).
       No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) a vacina é recomendada para meninas e mulheres de 9 a 45 anos de idade e meninos e jovens de 9 a 26 anos. Homens e mulheres em idades fora da faixa de licenciamento também podem ser beneficiados com a vacinação, de acordo com critério médico.
Cuide de sua saúde. Previna-se e fique protegido! 

 

Saiba mais em:

http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/hpv

https://familia.sbim.org.br/

 
Fonte: 
J Adolesc Health. Author manuscript; available in PMC 2011 April 1.
www.familia.sbim.org.br

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.