PNEUMONIA PODE SER PREVENIDA POR VACINA

PNEUMONIA PODE SER PREVENIDA POR VACINA

Com a chegada dos meses mais frios, as doenças respiratórias são mais frequentes, e a preocupação de adoecer aumenta. Dentre as doenças estão o resfriado, a gripe, a sinusite e a mais temida delas que á a pneumonia.

A Pneumonia Pneumocócica é uma infecção causada por uma bactéria chamada Streptococcus Pneumoniae, também conhecida como Pneumococo. Ela se aloja nos pulmões causando a irritação e, consequentemente, uma reação do seu sistema imunológico.

Os principais sintomas são febre alta, tosse, dor no tórax, fraqueza, calafrios, falta de ar e secreção de muco amarelado ou esverdeado. Entre os fatores de predisponentes a ocorrência desta doença podemos citar o tabagismo, alcoolismo, mudanças bruscas de temperatura, uso frequente de ar-condicionado e doenças crônicas como o Diabetes.

Na suspeita desta doença é muito importante consultar um médico especialista para avaliação dos sintomas. Além disso, alguns recursos são utilizados para o diagnóstico, como exame físico geral, auscultação dos pulmões e radiografias de tórax.

Os tratamentos das pneumonias bacterianas são feitos à base de antibióticos e a melhora costuma ocorrer em 3 ou 4 dias. A internação pode ser necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, como comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, além de dificuldade respiratória por causa da baixa oxigenação do sangue.

Muitas são as formas de prevenção desta doença, dentre as quais a vacinação é a mais eficiente. Existe dois tipos de vacinas contra a pneumonia pneumocócica: a vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) e pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23). É recomendada a vacinação rotineira com a vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) para crianças a partir de 2 meses de idade. Para crianças com mais de 6 anos, adolescentes e adultos portadores de certas doenças crônicas, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23. Para maiores de 50 anos e, sobretudo, para maiores de 60, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23.

Já vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23) é indicada para crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos que tenham algum problema de saúde que aumenta o risco para doença pneumocócica (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves; sem baço ou com o funcionamento comprometido desse órgão; com problemas de imunidade, entre outras condições). Para pessoas a partir de 60 anos deve ser aplicada de rotina. Está última não é indicada como rotina para crianças, adolescentes e adultos saudáveis.

 

FONTE: http://www.pneumoniatemvacina.com.br/

https://familia.sbim.org.br

 

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.